sexta-feira, 22 de agosto de 2008

tijolo e cimento

é compreensível que no inicio da década de 60 do século passado o mundo tenha atravessado uma das mais graves crises desde a segunda grande guerra...after all, no one likes a stranger to shit on our own back yard....

não estivessem à frente destas duas potências dois homens que representavam à época a renovação do sonho dos dois "ismos" antagónicos (n. kruschev, talvez o mais benigno dos presidentes soviéticos desde a reveolução, e j. f. kennedy, representando a reeinvenção do sonho americano), e a chose teria certamente descambado.
assim, kennedy mandou retirar os mísseis americanos recentemente instalados na turquia e kruschev mandou desactivar os silos instalados em cuba.
...e desde essa altura e até 1991 a guerra-fria foi o instrumento da paz global no mundo...e cada um dos contendores foi "comprando regimes" mundo fora à medida do equilibrio que era necessário manter.

no limbo que temos vivido desde 1991, é particularmente grave o facto do intencional affair geórgia ter pela primeira vez desmontado os convencionais double standards que têm regido a política destes dois países e aceites tácitamente pelas partes.

se afinal em 1961 a paranóia colectiva americana levou a que quase cada cidadão construísse o seu próprio abrigo nuclear, porque lhes era isuportável a ideia dos mísseis soviéticos em cuba distarem escassas centenas de quilómetros do seu território, não sejamos ingénuos em pensar que o objectivo americano de integrar na nato países satélites da actual russia, ex-repúblicas soviéticas e antigos membros do extinto pacto de varsóvia, bem como equipá-los com o sistema integrado de defesa anti-míssil tem apenas como objectivo protegê-los de eventuais ataques iranianos ou norte-coreanos.

e quem acreditar que este sistema é apenas defensivo, acredita em tudo.
seria a mesma coisa que eu algemar a minha vizinha do andar de cima, com o pretexto de me proteger contra a eventualidade da velhinha um dia passar-se dos carretos e tentar agredir-me com o andarilho.

Sem comentários: