quinta-feira, 9 de outubro de 2008

há sempre um incinerador à nossa espera

há dias do caraças pá ... telefonou-me há pouco um caramelo meu amigo que não me telefonava há uma porrada de semanas ... veio com uma converseta de que estava muito preocupado com a crise em portugal (tive para lhe dizer que era o único, mas achei que a conversa poderia azedar), e que tinha estado a ler um jornelco qualaquer onde ensinavam alguns pequenos truques às pessoas para enganar a crise ou algo parecido e que queria partilhar comigo aquelas pérolas de sabedoria ...

começou por me falar que a malta que tinha empréstimos deveria ir falar com o banco e tentar renegociar a coisa, pedir um período de carência e outras merdas assim ... retorqui-lhe que perdesse a esperança, porque provavelmente sairia de lá a pagar menos agora, mas com uma factura demasiado pesada daqui a um ano, em face da acumulação de juros sobre capital não amortizado e que nessa altura teria de voltar a renegociar novamente com o banco ... respondeu-me que nessa altura logo se veria (há gajos que estão para lá da ursice) ...
depois falou-me de mais uma série de baboseiras, às quais eu fui colocando sucessivos obstáculos ... pelo que o gajo já meio enxofrado e de burro amarrado (que eu conheço bem a peça) vira-se para mim e me diz que já que eu era tão esperto que conselhos é que lhe podia dar ...

pensei um pouco no assunto e cheio de paciência disse-lhe: olha pá, o melhor é deixares de pagar a prestação do carro (queria ver o caramelo a andar de transportes públicos, queria ...) e já ficas com graveto para pagar a prestação da casa, depois cortas nas mariscadas e nas cervejas e já ficas com guito para as mercearias, se finalmente parasses de convidar e pagar almoços à tua assistente porque até já eu reparei que dali não levas nada, conseguirias pagar o colégio do miúdo sem te queixares ...

num tom meio azucrinado meio pacificador, disse-me o gajo (depois de ter acusado o toque dos almoços pagos à assistente), hoje ninguém consegue falar contigo a sério ...
olha pá, disse-lhe eu, tens toda a razão. esquece todas as dicas que te dei anteriormente. se queres realmente saber como é que podes poupar guito pá ?!? ... olha, não pagues a prestação da casa e diz à tua mulher e ao miúdo que vão experimentar um modo de vida alternativo e que doravante vão todos viver para o carro ... depois podias para de respirar e poupavas oxigénio como o caraças ... ou melhor pá, podias era dar um tiro nos cornos e desamparavas a loja à malta ... mas primeiro paga o que me deves sacana ! ...

1 comentário:

Erecteu disse...

Se é quem eu penso, saca-lhe o que me deve. Tens direito a metade.