quinta-feira, 4 de setembro de 2008

onde está o wally?

antes: quando o petróleo há cerca de quase 3 meses negociava a 147usd por barril, os aumentos dos combustíveis ao consumidor eram directamente imputados a essa pressão altista do mercado internacional.
factos: sendo compreensível o argumento aduzido em cima, havia também um gato escondido com rabo de fora que se repercutia nos aumentos sucessivos ao consumidor e residia nos ganhos non core das refinadoras com o esquema de gestão dos stocks pelo método first one in / first one out, e que levou ao lançamento da chamada taxa "robin dos bosques" sobre proveitos extraordinários e consequentemente à alteração das regras contabilísticas, passando a vigorar o preço médio da reserva estratégica.

hoje: quando a bolha já rebentou há algum tempo e o petróleo cota a 105usd por barril brent, a bp anunciou um aumento do preço do gasóleo ao consumidor em 1 cêntimo de euro (2 escudos na moeda antiga), as outras refinadoras já fizeram saber que irão também proceder a subidas.
questionado sobre o motivo do aumento, o senhor presidente afirmou que não é apenas a cotação internacional do barril de petróleo que contribui para o aumento dos combustíveis ao consumidor; tergiversou sobre o aumento dos custos da refinação, a inflacção, os custos operacionais da extracção em águas off-shores de grande profundidade, dando o exemplo da bacia de santos.
factos: sabendo-se que:
- a descida da cotação média do barril de petróleo brent (que nos serve de referência), foi de cerca de 42%.
- a média da inflacção na zona euro a 27 não chega a 4%. em portugal rondará os 3%.
- grande parte do crude em águas profundas na bacia de santos não está ainda em fase de exploração.
- os salários dos trabalhadores da indústria petrolífera não devem subir na relação dos do cristiano ronaldo.


no entanto a descida do preço dos combustíveis ao consumidor mal chega aos 11%.

tá bem abelha.....o senhor presidente da bp portugal bem podia informar os portugueses que anda a fazer a síntese dos contrários.

Sem comentários: