"...a fixação de condições de crédito com taxas de juro máximas e um spread não superior a 0,5% pela cgd levará todos os outros bancos a baixar também as respectivas taxas de juro, contribuindo para o aliviar dos encargos mensais das famílias..."
tenho para mim que os deputados do pcp andam completamente baralhados e querem deitar fogo a esta shithouse onde todos já vivemos........
pedir que a cgd arrisque perder a notação recentemente atribuida pela s&p de 'AA-/A-1+', equivalente ao rating da república, implicaria obter dinheiro mais caro no exterior, e, simultaneamente suportar o diferencial dos 0,5% sugeridos, para o spread actualmente praticado, bem como uma taxa de juro fixada administrativamente e isto apenas para uns milhões de clientes, seria pedir-lhes que deitassem ao lixo os fundamentais financeiros do negócio.
na proposta até parece fácil, mas não tenho dúvidas do que aconteceria: lá teria o orçamento de estado, através dos impostos recolhidos a todos nós, incluindo a quem tem empréstimos na cgd ou noutro banco e até mesmo aos desgraçados quem nem casa nem empréstimos têm, de subvencionar mais um buraco.
outra pérola do pensamento deste senhor é julgar que dessa forma levaria os outros bancos a baixarem os respectivos spreads, só mesmo de quem há muito anos ocupa uma daquelas cadeiras do plenário legislativo.
como corolário, afirma que esta medida iria acautelar o excessivo endividamento das famílias, quando a lógica seria precisamente a contrária. pela via do baixo custo influenciar-se-ia o aumento da procura o que certamente geraria um fenómeno em quase tudo semelhante ao da crise do subprime americano; total garantismo estatal do risco (um freddie mac ou fannie mae nacional com as devidas diferenças em dimensão financeira e jurídicas), que eventualmente acabaria por produzir uma pressão sobre a extensão social da atribuição do crédito e que na pior das hipóteses replicaria nacionalmente a concessão dos créditos ninja (no income, no job, no assets).
é uma ideia de merda ? é sim senhor..... é que já ando farto duns certos tipinhos que todos os anos me sacam guito, para com ele sanearem empresas públicas que depois de rentáveis são entregues à private entrepreneurship que obviamente privatiza também os lucros.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário