quinta-feira, 4 de setembro de 2008

pirotecnia democrática

excerto da “the pulitzer nominee suck & smile president interview”

dp: olá bom dia presidente.
josé eduardo dos santos: bom dia… mas e quem é vossê? apezar dos óclos vossê paresse-çe com o joão soares…humm…mas çubstanssialmente mais magrelas…humm..
dp: hã…??!!! não presidente, nem conheço o homem….
josé eduardo dos santos: tem a çerteza??!! mas a sua cara não me é extranha….humm…vendo bem, vossê até é paressido é com o francisco louçã….quando ainda fumava erva…quando cá estavam os cubanos o gajo ainda me telefonava….mas agora…agora, punha-o era a calssetar as ruas de luanda….
dp: posso assegurar-lhe presidente que também nunca vi o dr. francisco louçã.
josé eduardo dos santos: olhe lá: mas vossê é çó dotoures práqui, dotoures práli….humm, e eu que sou enginheiro, vossê trata-me por prezidente…???
dp: hein…?....hamm…precisamente presidente, ainda bem que toca nesse ponto, porque era uma das perguntas que lhe queria fazer….afinal o senhor licenciou-se onde, e, como é que uma máquina de propaganda tão bem oleada como a sua, permite o lapso de na sua página da internet aparecer na sua mensagem pessoal a palavra engenheiro mal escrita ?
josé eduardo dos santos: mau…!!! arre….que deve tar algum subverçivo çoarista infiltrado na máquina cassiquista local….e tem a certeza diço ??
dp: claro, se quiser aceda à Internet e verifique ! mas,.... e a minha pergunta….
josé eduardo dos santos: bem…mas…ahh... já me lembro…eu licenssiei-me atravéz duma bolça na antiga urss – que deus tenha a sua alma em paz – aquilo çim eram curços a çério…com provas difissiliçimas de russo técnico por correspondênssia… e foi uma trabalheira para conçeguir a bolssa….lembro-me que para obter a bolssa tive de fazer uns favorsinhos a uns membros do partido da altura, para poder paçar à frente do meu camarada de partido jaquim passeio….vossês çabem lá os sacrifissios que a minha gerassão teve de fazer naqueles tempos – agora têm tudo de de mão beijada….

(faz silêncio e põe um ar pensativo)

josé eduardo dos santos: humm..tem a certeza que enjinheiro está mal escrito…??!?.... não terá sido algum membro do partido mais zelozo e que na vanguarda do pogreço…pogersso… - irra que desde miúdo tenho dificuldade com a espreção oral desta palavra – mas adiante, dizia eu que… na vanguarda do p#$g$%sso… arre !!!….disso,…. já fês a aderênssia ao novo acordo hortográfico ….???
dp: hã...aderencia....pois....mas presidente, o que pensa que a opinião pública irá dizer sabendo que o presidente admite ter enveredado pelo suborno para conseguir a bolsa?
josé eduardo dos santos: hei….vossê tem a çerteza que não vem a mando da fassão elitista, sulista e liberal do psd…????
dp: deus me livre presidente….a exemplo da bebida eu também sou volátil no pensamento politico….mas e história do suborno ??
josé eduardo dos santos: ó home…que é lá iço do çuborno ...??? se vem para aqui falar português fora do acordo hortográfico, acaba já aqui a entrevista e nunca mais lhe damos um visto !!!
dp: (suspirando) presidente, suborno é um acto inaceitável em democracia e que significa que alguém pagou a outrém para obter benefícios em proveito próprio.
josé eduardo dos santos: bem…eça coisa da democarssia…arre….demorcraçia – tá a ver, outra palavra com a qual que desde miúdo também tenho dificuldades na espreção oral, e aproveito para lhe confidenssiar que por diverças vezes tive mesmo ataques de asma quando a tentava pronunssiar…o médico chegou mesmo a falar em alerjia.
dp: presidente, peço desculpa mas não respondeu à questão….
josé eduardo dos santos: ora eça….claro que respondi à questão…afinal quem é que aqui é o prezidente, hein…????…mas repito: eu neça altura fiz uns favorsinhos – não foi çuborno !! e, até os paguei do meu próprio bolsso…sabe como é….?!! todos os prinssipios de vida ssão difisseis….agora, não. agora, pago tudo com o pelo do cão.
dp: hã…???
josé eduardo dos santos: claro! pago tudo com o pelo do povo, afinal já viu a massada e a trabalheira que é ter de organizar estes madrassos para faserem alguma coisa…??? voçês no oçidente é que estão abituados a que tudo lhes caia no colo !!!
dp: olhe que não é bem assim....mas...presidente, de que forma é que os crimes de colarinho branco afectam o desenvolvimento económico angolano ?
josé eduardo dos santos: até que enfim home....que vossê asserta uma....
dp: (olhando pró chão) áhh sim...não há mal que sempre dure....presidente.....
josé eduardo dos santos: einas home...assim é que é !! mas olhe tem razão neça....era muita gente de colarinho branco....já paressia mal e até já havia falatório no estranjeiro....por iço ainda ontem, fiz um discurço onde admiti que havia um exsseço de protagonismo dalguns oficiais de servisso do regime e até açinei um decreto governamental onde mando que com excepssão do presidente todos os membros do partido ou do governo deveriam paçar a usar camisa azul......açim acabo com eças bizantinisses dos crimes de colarinho branco, e paço a ser eu a à posteriori a faser a distribuição das sinecuras em numerário ao peçoal....uma coisa mais discreta, tá a ver...???
dp: bom...sim, tou a ver presidente....mas ahhh….adiante presidente….e o que me diz da reforma do sistema?
josé eduardo dos santos: hummm….reforma, olhe que ainda não pençei niço…enquanto tiver forssas para trabalhar e enquanto a minha filha paula não fiser capa da forbes como uma das 100 mulheres mais ricas do mundo….
dp:(manifestando evidentes sinais de cansaço) presidente e as eleições; como vê o seu futuro?
josé eduardo dos santos: eleissões…?? as americanas...?!?!
dp: não. as eleições em angola.
josé eduardo dos santos: mas angola está em eleissões ?? (denotando sinais de fúria) tá a ver estes mandrassos dos meus aceçores nem sequer me avizam deças coisas !!! (levantando-se, toca numa campainha alguras na secretária) deixe-me lá chamar o meu aceçor….

(enquanto os dois permanecem em silêncio, a porta abre-se e entra um homem)

josé eduardo dos santos: ó epifanio, que história é eça de eleissões pá ?
epifanio: (temeroso) senhor presidente, então,  depois da última disputa eleitoral, a comunidade internacional tem vindo a exigir um novo acto plebiscitário, que vise normalizar a situação politico-partidária em angola e que consubstancie uma verdadeira e justa democracia no nosso país.
dp: vê, presidente. a minha pergunta ia nesse sentido.
josé eduardo dos santos: ó epifanio tu falas como este gajo jornalista pá…tens uma pronunssia que de arrevezada é uma miséria….a mania que voçês têm de ir estudar pró estranjeiro, depois dá nisto…olha que tu na antiga urss não te safavas pá. - tá a ver !!! …é nesseçário ter passiência de prezidente…arre!....

(epifanio sai da sala recuando até chocar com a porta)

dp: (desgastado) tou a ver, tou….e então presidente ?
josé eduardo dos santos: eu não sei nada çobre eças eleissões, mas garanto que se ganhar alguém que não eu, vamos ter chatisses….a minha filha o que me diçe foi que eu tinha de ir fazer umas inaugurassões, cortar o tempo de antena aos subverçivos da unita na tv do estado e distrubuir uns taxos por uns gajos pra eles convensserem o povo a votar em mim…
(denotando sinais de preocupação)….olhe ainda ontem inaugurei um hospital de 600 camas numa localidade com 120 abitantes….
dp: hã…?? mas presidente, se a localidade tem somente 120 habitantes….??!!
josé eduardo dos santos: (agastado) ó home, você tá com os copos…??
dp:…bem presidente eu puro não estou….
josé eduardo dos santos: então não se vê que são só 120, mas tudo malta fiel ao partido…a coisa fica bem na tv…e quando resseberem visitas da família já têm onde os alojar….
dp: bem, as coisas vistas dessa forma....e o que me diz das acusações da unita ??
josé eduardo dos santos: esses gajos da unita são todos uns estranjeiros ingratos...
dp: estrangeiros, presidente...??!!
josé eduardo dos santos: claro home !!! toda a gente sabe que desde que eu invadi a jamba por causa dos atropelos ecológicos que os gajos da unita lá faziam, paçei-lhes um visto de refujiados politicos e agora tenho de aturar os gajos aqui em luanda....

(levantando-se resoluto)

e agora se me dá lissenssa a entervista fica por aqui que eu tenho de falar com a minha filha paula, para saber a quanto abriu a cotassão do petroilio esta manhã, e em quantos acentos de consselhos de administrassão de empresas portuguesas conssegiu ela hoje lugar…ahh e não se esquessa de quando regreçar mandar cumprimentos à fátima felgueiras…diga-lhe que este país é um mar de boas opurtonidades de negócio para empreendedoras como ela !!

dp: (confuso) obrigado presidente.

Sem comentários: